PlantArte

Projeto da Artistas do Brasil reúne 25 artistas contemporâneos brasileiros para pintar simultaneamente vasos em formato de sacola retornável ao longo de 14 km entre a Ponte Estaiada e o Parque Villa Lobos

No próximo dia 22 de abril, Dia da Terra, a Ciclovia do Rio Pinheiros será transformada na primeira galeria de arte “pedalável” da cidade de São Paulo em uma iniciativa inédita da Artistas do Brasil em parceria com a Farah Service, concessionária responsável pela ciclovia. O projeto batizado PlantArte reunirá 25 artistas brasileiros que irão pintar simultaneamente vasos em formato de sacola ao longo dos 14 km entre a Ponte Estaiada e o Parque Villa Lobos. Árvores serão plantadas dentro das estruturas para simbolizar a importância da preservação do meio ambiente.

 

A ação representa um presente para a capital paulista, integrando arte, sustentabilidade e mobilidade urbana em um dos principais corredores de transporte ativo da capital paulista. As obras ficarão expostas por pelo menos um ano, período durante o qual o público poderá votar na sua favorita através de QR Codes disponíveis em cada vaso.

 

“Queremos criar uma experiência cultural inovadora, que valorize tanto os artistas brasileiros quanto a mobilidade sustentável”, explica Carlos Nauff, um dos idealizadores do projeto. “A escolha do Dia da Terra e da Ciclovia do Rio Pinheiros não foi por acaso”.

Democratizando a arte brasileira

Também idealizador do PlantArte, Michel Bazolli acrescenta que a arte mais votada alcançará um público bem mais amplo. “A obra escolhida pelo público será transformada em uma das sacolas da coleção Artistas do Brasil do próximo ano, aproximando a arte do dia a dia de pessoas em todos os cantos do país”, diz.

 

Criada em 2016, a Artistas do Brasil seleciona anualmente dez obras produzidas por criadores brasileiros para estampar sacolas retornáveis distribuídas nacionalmente. A tiragem é de 500 mil sacolas por artista, totalizando 5 milhões de unidades por coleção. Além da votação do público, como no caso do PlantArte e em outros eventos que acontecerão ao longo do ano, as obras também são selecionadas por um curador. Após esse processo, as cinco milhões de sacolas são distribuídas por meio de uma ampla rede de supermercados e varejistas, alcançando diferentes partes do país.

 

“Quando vou visitar meu pai no extremo sul do Rio Grande do Sul, vejo minhas sacolas circulando por lá. É um cartão de visita espalhado pelo Brasil todo”, comenta Cusco Rebel, artista e integrante da equipe do projeto. “A sacola elimina distâncias, colocando artistas de diferentes regiões lado a lado, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul.”

 

Além de divulgar o trabalho dos artistas, cada sacola retornável economiza em média cinco sacolas descartáveis toda vez que é utilizada, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental provocado pelo plástico. As sacolas trazem o nome e informações sobre o artista em português e inglês, além de um QR code para o perfil nas redes sociais, ampliando sua visibilidade.

Como funcionará a ação

No dia 22 de abril, os 25 artistas selecionados irão pintar simultaneamente vasos de fibra com mais de um metro de altura cada, que terão formato de sacola e abrigarão árvores de mais de dois metros. Os vasos serão distribuídos ao longo dos 14 km da ciclovia, criando um percurso artístico acessível apenas por bicicleta.

 

O público poderá acompanhar o processo criativo ao vivo, pedalando pela ciclovia durante o evento. Após a conclusão, as obras permanecerão expostas por pelo menos um ano, período durante o qual os ciclistas poderão votar em sua favorita utilizando de QR Codes.

 

“Queremos que as pessoas entendam o valor que existe por trás de cada sacola Artistas do Brasil. Não é apenas um produto bonito, mas um projeto que apoia a cultura nacional e a sustentabilidade”, resume Bazolli.

Artistas participantes

Os 25 artistas que participarão da iniciativa terão, pela primeira vez, a oportunidade de participar do projeto das sacolas retornáveis. “Eles foram escolhidos devido à sua disponibilidade de encarar pinturas externas em pouco tempo; são, na sua maioria, artistas urbanos”, resume Rebel.

São eles:

Para mais informações sobre o evento e a Artistas do Brasil, visite o site oficial ou acompanhe as redes sociais da marca

 

A Artistas do Brasil é uma plataforma que conecta artistas brasileiros ao público por meio de iniciativas culturais inovadoras. Além da produção de sacolas retornáveis com obras de artistas nacionais, a empresa mantém um marketplace dedicado exclusivamente à arte brasileira, oferecendo um espaço para artistas de todo o país comercializarem suas obras e produtos.

 

Contato para a imprensa:

 

 

Harmonic Ag

 

André Mascarenhas – [email protected]

+55 (11) 9 9256-7749

Abertura de Chamado

Preencha o formulário abaixo para que possamos ajudar você!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.