Ivan Cruz – Pipa I

Ivan Cruz, carioca de 1947 teve uma infância feliz, brincando nas ruas de Vigário Geral e Penha Circular. Mesmo atuando por anos como advogado, a arte sempre esteve presente em sua vida, até que as Artes Plásticas se tornaram sua principal atividade. Em 1990 começa a Série que intitulou como “Brincadeiras de Criança” retratando em telas cenas de sua infância. Em pouco tempo se tornou um projeto aonde a arte caminha junto à educação. Suas obras são estudadas na sala de aula através de livros didáticos publicados por mais de 50 editoras que publicam suas imagens em livros didáticos e paradidáticos. O tema que resgata as brincadeiras que brincou, hoje consideradas antigas, tornou-se importante em nossos dias quando a internet e distância as pessoas e as crianças ficam inertes diante de telas e não brincam mais.

Ivan usa cores vivas em seus quadros e pinta sempre o mesmo cenário. “Nos meus quadros, as ruas são de barro e as casas têm portas simples e telhados triangulares”, descreve. “São assim porque pinto as ruas de Vigário Geral, no subúrbio Rio de Janeiro, na época em que eu era criança e brincava por lá”.

Ele saiu do bidimensional (tela) e foi para o tridimensional criando esculturas em bronze no tamanho médio (25cm aproximado)e natural (1,25m aproximado) que estão em praças públicas da Região dos Lagos. Cria mini esculturas com aproximadamente 2cm em metal nobre e estanho pintados a mão.

Hoje Ivan Cruz tem uma nova paixão – Pintar sua infância em muros de escolas, praças, ONGs, casas pelo Mundo – São dois muros que ficaram na lista dos mais extensos o 1° com aproximadamente 100 metros na E.M. em Unamar /Cabo Frio / R.J. e o 2º em uma E.M em Santos / São Paulo  com 70 metros aproximados de extensão.

São mais de 600 quadros, 30 Esculturas em Tamanho Natural em Praças Públicas, 27 esculturas médias, 37 esculturas em miniaturas e Muros das Brincadeiras em todo Brasil –  com cerca de 100 brincadeiras diferentes.

Conheça mais sobre o nosso Projeto: – https://www.ivancruz.com.br  – https://www.instagram.com/ivancruzbrincadeirasdecrianca/  -22 988126168 (whatsapp)

Um forte abraço e vamos brincar?!

Equipe do Projeto Brincadeiras de Criança.

Compartilhe!

Regulamento  Política de Privacidade

Copyright © 2024 Artistas do Brasil® – Todos os direitos reservados.

Artistas do Brasil® é uma marca registrada da CáPraLá – CNPJ: 11.491.469/0001-97