Amazônia

Foto de detalhe da instalação Amazônia da designer Désirée Sessegolo

A obra da Amazônia toma emprestado do vidro sua importante condição de reciclagem e transformação, como forma de expressão em torno dos problemas de conservação da maior reserva natural do mundo.
A Amazônia abriga cerca de 40.000 espécies de plantas, 427 espécies de mamíferos, 1.294 aves, 378 répteis, 400 anfíbios e 3.000 peixes de água doce, além de mais de 100.000 espécies de invertebrados, além da extraordinária capacidade hídrica, filtração do controle do ar e do aquecimento global.

Ameaça
O desmatamento ameaça a floresta. O abate afeta a região direta e indiretamente. A destruição do habitat coloca várias espécies de animais em risco de extinção e a diminuição do número de árvores também diminui o volume de água produzida e lançada na atmosfera, situação que afeta a produção de chuvas trazidas pelos rios que trazem água e vida para a outras regiões. Além disso, a extração frequente de madeira enfraquece o solo e afeta toda a resiliência da floresta.

A imagem é uma reprodução da instalação feita com centenas de folhas em vidro, produzida por meio de uma técnica diferenciada de vidro fusão denominada Vidro Celular, desenvolvida pela designer brasileira que vem se destacando em diversas partes do mundo:

2010 – Museu Alfredo Andersen – Curitiba – Brasil

2014 – Warm Glass Prize – Londres – Inglaterra

2018 – Palacete dos Leões – Curitiba – Brasil

2018 – Exposição no The Venice Glass Week – Veneza – Itália

2019 – International Biennale of Glass – Sofia – Bulgária

2019 – Palácio Garibaldi – Curitiba – Brasil

2020 – New Bulgarian University – Sofia – Bulgária

Compartilhe!

Regulamento  Política de Privacidade

Copyright © 2024 Artistas do Brasil® – Todos os direitos reservados.

Artistas do Brasil® é uma marca registrada da CáPraLá – CNPJ: 11.491.469/0001-97