Carta Para a Minha Avó - Artistas do Brasil

Carta Para a Minha Avó


Carta Para a Minha Avó

A memória é o guia, enquanto sabemos de onde viemos, quem nossas famílias, avós e ancestrais, temos uma ligação forte com nossa identidade.“ Renata Tupinambá.

Carta para minha avó é o reencontro de uma neta com a avó que nunca conheceu. Através da  colagem digital a artista estuda a subjetividade de uma filha de mãe branca e pai mestiço. Algumas questões estruturais da sociedade brasileira são representadas tanto no conteúdo quanto no formato. A disposição das imagens traz a não linearidade para a narrativa e marca a existência de distintas etnias. Sementes e raízes como os vínculos invisíveis e indissolúveis dos antepassados, a linhagem genética e a memória ancestral. Tramas, emaranhados e sobreposições para traduzir os cruzamentos de diferentes camadas e tensões da vida em sociedade.  Os elementos brasileiros  estão entrelaçados pelo estrangeiro representado pelas ilustrações de flores de macieira.

Este trabalho é um desdobramento do ensaio Etnia Caduca que juntas integram a série “Quando eu me encontrar”, onde a artista aborda as questões que atravessam sua identidade, em especial a branquitude, o feminismo , a miscigenação.

Compartilhe!